SINTRAUPO
A Sintraupo - Sindicato dos Transportes Autônomos de Passageiros de Ônibus, era nada mais, nada menos, do que uma cooperativa de transportes de sindicados, composto por permissionários.
Começou no Distrito Federal na década de 90, mais exato em 1992, inicialmente como transporte de funcionários fazendo linha até a Esplanada dos Ministérios, mas ao mesmo tempo, fazia transporte de passageiros nas linhas das outras empresa, como Fretamento. O que na maioria das vezes, ocorria momentos de alguns veículos da frota sendo apreendido por essa prática que era considerada irregular.
![]() |
| Foto publicada no Onibus Brasil ano 2004 |
Segundo o Departamento Metropolitano de Transporte Urbano do Distrito Federal (DMTU), que hoje é chamada de SEMOB/DF, apenas as empresas cadastradas que podiam rodar nas linha, como o grupo Amaral, grupo Viplan, grupo Planeta, Expresso São José, TCB e entre outras.
A Sintraupo tentou permanecer rodando, mas acabou encerrando suas atividades entre 2003/2004, após todas as empresas entraram com uma ação contra a cooperativa por conta da prática ilegal de transporte de passageiros. Alem disso, como a cooperativa era fretamento, as associações não renovaram contrato com o permissionário, cada carro era uma permissão.
Créditos:
Texto: Gabriel Rodrigues de Oliveira
Fontes: Facebook/ Ônibus Antigo de Brasília
Texto: Gabriel Rodrigues de Oliveira
Fontes: Facebook/ Ônibus Antigo de Brasília



Nenhum comentário:
Postar um comentário