O QUE É BUSOLOGIA?
Uma pessoa que é apaixonado(a) pelo transporte, seja rodoviário ou urbano, e consegue identificar o chassi, carroceria, o tipo de modelo, empresa, história da empresa e muito mais... Pode ser considerado um busólogo(a).
"Esses entusiatas se dedicam a estudar o veículo nos mínimos detalhes, da mecânica á pintura, e colecionam miniaturas, fotografias e muito mais, além de trocar informações em fóruns na internet dedicados ao tema. Estima-se que, atualmente, existe milhares de busólogos espalhados pelo mundo. No Brasil, a busologia começou em meados da década de 1970, com fãs que se dedicavan a fotografar os veículos que rodavam entre cidades."
fonte:Mercedes-Benz, Juntos a Bordo e revista AutoEsporte .
Busólogo por hobby ou profissão?
Na minha opinião, as duas coisas, mas levo a busologia para diferentes ocasiões, como blogueiro e estudante, levo como trabalho já que ela me ajuda a adquirir conhecimento.
Mas para lazer, também uso como passa tempo, fazendo desenhos e/ou miniaturas de onibus.
É um hobby que grande parte do meu trabalho, considero como uma profissão, foi por causa da busologia que melhorei
meu talento em fotografia.
O interesse pode ir muito além, sendo:
- Colecionar miniaturas de ônibus;
- Colecionar fotografias;
- Colecionar catálogos de empresas de ônibus, roteiros ou qualquer outro documento relacionado;
- Estudar a história dos ônibus pelo mundo;
- Estudar sobre montadoras, empresas, etc;
- Discutir sobre assuntos relacionados em reuniões de busólogos;
- Preservar modelos antigos, entre outros.
Há quem consiga conciliar o hobby com a profissão, criando blogs, revistas e outros meios de comunicação sobre ônibus. Muitos também são motoristas do veículo. Inclusive, os apaixonados por ônibus amam andar no transporte, apreciam o barulho do motor, o design, a potência, etc. O interesse alcança muitas vertentes, sendo não somente estético. O gosto pelo conhecimento, pela história, pelo processo das montadoras, dos chassis, da parte mecânica e, até mesmo, a mobilidade urbana, toma conta das rodas de conversa destes apaixonados.
Como se torna um Busólogo?
Acredito que a grande parte no meu aprendizado em busologia, foi paixão mesmo, já que antes de me tornar um busólogo, já era apaixonado pelos onibus, isso desde que eu era criança.
Mas já na entrada da "pre-adolecencia" queria aprofundar mais sobre onibus. Então comecei a procurar informações sobre onibus até encontrar o termo "busologia".
Como fui aprendendo, começei por etapas que criei na minha mente, e talvez possa te ajudar caso queira se tornar um busólogo.
Foi assim que comecei:
Novato: Começou a aprender o nome das fabricantes e modelos dos onibus;
Ex: "Marcopolo Torino"
Busologo-aprendiz: Aquele que já sabe o nome completo e que está na base inicial do chassi. Ou seja, é aquele que vê o onibus e já sabe o modelo mas não sabe o chassi completo;
Ex: "Caio Apache Vip 2"
Busologo-experiente: Aquele que já sabe o nome completo e consegue identificar o barulho do motor e sabe a descrição do chassi completo;
Ex: "Caio Apache Vip 2, volksbus 17-230."
Busologo-profissional: É aquele já sabe de quase todas as caracteristicas do veículo, como carroceria e chassi, com ano de fabricação;
Ex: "Carroceria Marcopolo, modelo Paradiso Geração 8 (G8) 1800 DD (Double Deck), fabricado no ano de 2022, sobre o chassi Mercedes-Benz O500RSD Bluetec5. Adquirida pela empresa tal...."
Busologo-nato: Além de saber a descrição completa do onibus, colecionador de fotos, miniaturas e desenhos de onibus. Geralmente este item pode aparecer entre aprendiz e experiente, no meu caso, ocorreu depois da fase expreriente e antes da profissional.
 |
Imagem ilustrativa de como você pode aprender com a busologia, como desenhar em folha ou computador, aprender a arte da fotografia, e dentre outros...
|
Ser Busólogo é..?
Ser busólogo... É deixar fluir a viagem da leveza dos bons sentimentos que o coração aflora a cada estrada.
*Alexandra Gabriela
Ser busólogo... É contar histórias de lugares e vidas tendo o onibus como protagonista.
*Roberto C. Camargo
Ser busólogo... É curtir esta maquina e ter o prazer de conduzi-la, é conhecer o ronco do motor, o barulho na lenta, os detalhes, as pessoas que são abraçadas por este veículo, enfim, é algo inexplicável, uma invenção maravilhosa.
*José Aparecido Neves
Ser busólogo... É ter o prazer de ver o onibus chegando cheio de passageiros e você registrar os encontros e as despedidas.
*Eduardo Soares
Ser busólogo... É se encantar com a poesia das paisagens. É transportar sonhos, projetos e propósitos.
*Marcos Evangelista
Ser busólogo... É admirar toda beleza de um onibus num simples clique.
*Cristiano Vieira Silva
Ser busólogo... É admirar uma das obras mais belas que existem. Onde pessoas se reencontram, buscam seus sonhos e onde há esperança de um mundo melhor.
*Adão Ricardo
Ser busólogo... É curtir a viagem e olhar pela janelinha, vendo a paisagen passar como filme num telão.
*Lia Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário